Seleção de Atrizes
"Ensinoemcena Teatro" ensinoemcena@yahoo.com.br ensinoemcena
Qua, 20 de Jan de 2010 4:27 pm
O escritor, dramaturgo e diretor Francis Ivanovich está recebendo currículo com fotos de atrizes com comprovada experiência teatral para a montagem contemporânea adaptada de "As Três Irmãs de Anton Tchekhov", em 2010.
Na primeira fase serão selecionadas atrizes para compor uma oficina que vai se debruçar sobre o texto do autor russo, da qual serão selecionadas as atrizes para a montagem que vai visitar cidades no Rio e SP.
As oficinas acontecerão durante março e abril de 2010 no Rio de Janeiro, na Zona Sul, em dias e horários a serem definidos.
Enviar curírculo para francisivanovich@gmail.com
19 janeiro, 2010

Cia do Bondinho vai inaugurar espaço de gastronomia e lojas no Morro da Urca
A Companhia Caminho Aéreo Pao de Açúcar, empresa privada que administra há 97 anos os bondinhos do Pao de Açúcar, cartão-postal do Rio, irá finalizar até o início de fevereiro um novo espaço multiuso, com gastronomia e lojas. O projeto fica no Morro da Urca. O primeiro estágio de subida do bondinho. O objetivo é incentivar a visitaçao dos próprios cariocas "Queremos atrair os cariocas para a happy hour, para aproveitarem o final do dia" - diz Maria Ercilia Leite de Castro, 55, diretora da companhia desde 1993. Segundo ela, mais de 50% dos cariocas nao conhecem os principais pontos turísticos da cidade.
Marcadores:
bondinho.,
carioca,
comida,
gastronomia,
Pão de açúcar,
Rio de Janeiro,
turismo,
vista
13 setembro, 2009

Foto: Guga Melgar
Capital Cultural????
Li hoje no Globo que o Rio de Janeiro pode ser considerada a capital cultural do país. Realmente o Rio tem tudo para isso. Muitos teatros, lonas culturais, bares com espaço para shows e espaços belíssimos ao ar livre.
Mesmo assim não temos muito o que comemorar. Existem teatros que estão literalmente largados e que contam com a boa vontade e os recursos de seus administradores e do povo que vai lá apresentar seus trabalhos, para se manterem funcionando, principalmente na zona norte da cidade.
Eu defendo que a cultura não é um bem comercial e acredito que peças, shows, leituras, performances e até festivais de cinema, possam ser baratas e acessíveis ao público. Para que um evento cultural "aconteça" é preciso que ele seja divulgado e que seja uma boa diversão. No primeiro ítem, a mídia tem papel fundamental. Os principais jornais da cidade mantém um caderno de cultura, cuja função, acredito eu, seria divulgar os eventos culturais da cidade e evidentemente destacar os melhores. Já ter um bom espetáculo é função do artista, e decidir o que é "bom" ou "ruim" é função do respeitável público.
Isso foi assim durante muito tempo. Lembro - me bem de quando comecei a enlouquecer e começar a fazer teatro. Foi no início da década de 80. Minha primeira peça "Liberdade Liberdade" foi encenada por minha turma. Atores recém formados de um curso livre de teatro, chamado "o Reator". O curso ficava no Planetário da Gávea, encabeçado pelo Ator Helvio Garcês e com uma constelação de bons professores: Mario Mendes, Claudia Borioni, Gaspar Filho, Abílio Ramos entres outros que por lá passaram. Pois bem, essa peça estreiou com ampla divulgação e fotos em todos os jornais, tivemos tijolinhos em toda nossa temporada, que durou dois mêses e foi prorrogada por mais um. O público gostava da peça. Mas não estaria por lá se não fosse a divulgação.
Hoje, 15 anos depois de meu debut teatral, estou dirigindo O Alcateia. Uma companhia de improvisação formada por alunos da minha primeira turma de 2008. Mês passado estivemos em cartaz no Teatro do América na Tijuca, todos os sábados. Apesar de todo esforço de nossa produtora não conseguimos um único tijolinho no jornal! Ontem estreiamos no teatro do Grajaú Country Club para uma platéia composta apenas por amigos e parentes do elenco. Isso porque contactamos uma assessoria de imprensa que divulgou nossa estréia para TODOS os principais jornais do Rio e não conseguimos um único tijolinho!
Ficam algumas questões:
Para que serve o caderno de cultura dos jornais???
Existem teatros que ganham tijolinos e outros não? Que clube é esse?
É algum preconceito contra a Zona Norte?
Cabe ao caderno de cultura do meu jornal, escolher qual evento cultural merece ou não ganhar um tijolinho?
E finalmente: a quem eu devo pedir, hoje em dia, para que o produto do meu trabalho cultural possa ser divulgado para ser apreciado e avaliado pelo público???
É pedir demais?
Cancelei minha assinatura de "O Globo".
PS.: Hoje eu tenho apresentação na lona cultural de Jacarepaguá.
Marcadores:
Cultura,
Grajaú,
Jacarepaguá.,
jornal,
O Globo,
Rio,
Teatro,
tijolinho,
Tijuca,
Zona Norte
17 agosto, 2009
Assunto: NATÁLIA - MINI SERIE TV BRASIL
Programa: Natália
Produtora: Margarida Filmes
Diretor: André Pellenz
Ensaios e Filmagens: Entre 15 de Setembro e 20 de Outubro
Cachê Personagem NATÁLIA: R$ 2.000,00 brutos
Cachê Personagens COADJUVANTES: R$ 1.500,00 brutos
Pagto.: 30 dias do 1º dia de filmagem
OS PERSONAGENS
NATÁLIA - é uma mistura de raças brasileiras, 19 anos, alta 1.75, MAGRA, bonita. Precisa ser um tipo bem brasileira. Morena, Negra ou Mulata.
DAIANA - irmã de Natália, 18 anos, mais baixa, corpo normal, não tão bonita.
ANDERSON - namorado da Natália, 25 anos, bonito, carismático.
GLÓRIA - maquiador da agência de modelos. Homem gay que se veste de mulher muitas vezes, tem muito bom gosto, tem influência entre as pessoas, será grande amigo de Natália. Tem bom humor, é inteligente e se veste muito bem !!!!!
OTÁVIO - olheiro da agência de modelos. Entre 36 / 45 anos. Bonito, simpático, ex-modelo.
AVÓ - Senhora de 60 anos Negra ou Mulata.
Por favor, mandem as fotos com CURRÍCULO
elenco.natalia@gmail.com
assunto: colocar o nosso do personagem que voc se enquadra.
Programa: Natália
Produtora: Margarida Filmes
Diretor: André Pellenz
Ensaios e Filmagens: Entre 15 de Setembro e 20 de Outubro
Cachê Personagem NATÁLIA: R$ 2.000,00 brutos
Cachê Personagens COADJUVANTES: R$ 1.500,00 brutos
Pagto.: 30 dias do 1º dia de filmagem
OS PERSONAGENS
NATÁLIA - é uma mistura de raças brasileiras, 19 anos, alta 1.75, MAGRA, bonita. Precisa ser um tipo bem brasileira. Morena, Negra ou Mulata.
DAIANA - irmã de Natália, 18 anos, mais baixa, corpo normal, não tão bonita.
ANDERSON - namorado da Natália, 25 anos, bonito, carismático.
GLÓRIA - maquiador da agência de modelos. Homem gay que se veste de mulher muitas vezes, tem muito bom gosto, tem influência entre as pessoas, será grande amigo de Natália. Tem bom humor, é inteligente e se veste muito bem !!!!!
OTÁVIO - olheiro da agência de modelos. Entre 36 / 45 anos. Bonito, simpático, ex-modelo.
AVÓ - Senhora de 60 anos Negra ou Mulata.
Por favor, mandem as fotos com CURRÍCULO
elenco.natalia@gmail.com
assunto: colocar o nosso do personagem que voc se enquadra.
28 julho, 2009
breve comentário ao infeliz post de Danillo Gentilli
“King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?”
Aê Danilo
Acho que nessa piada você pegou pesado. Deve sim levar uns puxões de orelha e receber toda a crítica do mundo, se possível, coroadas com um pedido público de desculpas de sua parte.
Porém acho que processo e cadeia é demais. Tem muito criminoso por aí, inclusive nos altos escalões, que merecem mais a cadeia. Ele não apontou para ninguêm em específico, mas deve saber que isso não se faz.
Não é "natural" rotular as pessoas, mesmo por trás da cara alegre do bom humor. O Chris Rock se dá bem fazendo piada sobre racismo, porque ele o sofre na pele! Assim como o Mussum. Eles estão criticando o rótulo.
Em uma antológica cena de "o céu pode esperar", Chris Rock é ele mesmo ressucitado em um branco ricaço que sobe no palco de um stand up e começa a falar as mesmas piadas racistas que o Chris fazia quando era vivo e negro. So que a platéia não ria quando essas piadas sobre negros saia da boca de um homem branco e rico!
No mais temos que rever conceitos. A ciência da genética, hoje em dia, já demonstrou que o conceito de raça, não existe. É apenas o nosso velho, desprezível e instintivo hábito de temer (e atacar) o diferente nos fazendo menos humanos.
#prontofalei
“King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?”
Aê Danilo
Acho que nessa piada você pegou pesado. Deve sim levar uns puxões de orelha e receber toda a crítica do mundo, se possível, coroadas com um pedido público de desculpas de sua parte.
Porém acho que processo e cadeia é demais. Tem muito criminoso por aí, inclusive nos altos escalões, que merecem mais a cadeia. Ele não apontou para ninguêm em específico, mas deve saber que isso não se faz.
Não é "natural" rotular as pessoas, mesmo por trás da cara alegre do bom humor. O Chris Rock se dá bem fazendo piada sobre racismo, porque ele o sofre na pele! Assim como o Mussum. Eles estão criticando o rótulo.
Em uma antológica cena de "o céu pode esperar", Chris Rock é ele mesmo ressucitado em um branco ricaço que sobe no palco de um stand up e começa a falar as mesmas piadas racistas que o Chris fazia quando era vivo e negro. So que a platéia não ria quando essas piadas sobre negros saia da boca de um homem branco e rico!
No mais temos que rever conceitos. A ciência da genética, hoje em dia, já demonstrou que o conceito de raça, não existe. É apenas o nosso velho, desprezível e instintivo hábito de temer (e atacar) o diferente nos fazendo menos humanos.
#prontofalei
Marcadores:
Danilo gentilli,
preconceito,
racismo
23 julho, 2009

Quem quer viver eternamente? (Who wants to live forever? - Highlander)
Tudo que sabemos sobre reprodução humana está prestes a mudar - a começar pelo papo de que ela depende de um homem e de uma mulher.
Pois é... Também fiquei indignado com a frase acima que pincei de uma reportagem da Superinteressante sobre células tronco em http://super.abril.com.br/ciencia/celulas-tronco-vao-criar-vidas-486165.shtml .Pois nessa reportagem as maravilhas dessa nova tecnologia são discutidas - a capacidade de regenerar seus tecidos de forma contínua faria do homem um ser praticamente imortal.
Pra que? Eu pergunto, para que ser imortal se a reprodução não dependerá mais de um homem e uma mulher? Nos reproduziremos sozinhos? Como nossos fihos serão criados??! Alias para que iriamos querer filhos, se seremos imortal?
Afinal a finalidade básica da reprodução, a perpetuação da espécie, não estaria garantida se nós fossemos perpétuos? E os casamentos? Durariam para sempre? Além do que, é muito bom pensar em algumas pessoas imortais, mas já imaginaram essa tecnologia a disposição dos políticos?? Arrrrrgh!
Melhor deixar do jeito que está! Afinal até a Sandy já cantou que "Quem é imortal, Não morre no final..."
Marcadores:
casamento,
células tronco,
filhos,
Imortal,
reproduçaõ.
22 julho, 2009
"Filosofando"
O twitter, essa nova febre da internet é uma selva! Tem de tudo para quem quer aparecer em uma mídia (internet) e quem sabe, repercutir em outras.
E para isso os anônimos de plantão não poupam esforços: criam perfis falsos de celebridades como a @tamborideguy ou o @leandrohassum e acham que falam por elas. Ou então usam seus perfis verdadeiros para "alfinetarem" os "famosos" que encontram, na esperança de ganharem um RT e aumentarem a sua "platéia" em mais alguns seguidores.
Mas nada disso suplanta os "artistas" do twitter. Estes aqui mostram sua verdadeira face. Alguns altamente egóicos e preconceituosos e outros nem tanto. Uma amiga comentou uma vez de como era esquisito se deparar com algumas opiniões de pessoas que admiramos artísticamente e ver que, apesar de virtuoso em seu ofício, o cara é um completo imbecil. Claro que existem aqueles que nos surpreendem por serem ainda mais legais pessoalmente, como o bacana @leojaime. Mas mantenho um pé atrás principalmente para aqueles artistas que gostam de opinar sobre assuntos variados. Eu sou da política de que se eu entendo de algo, e sou bom nisso, eu falo/faço o que eu sei, caso o contrário eu escuto de quem sabe, aprendo e daí opino...
Aceitei o convite de um desses artistas que faria um "sarau" no JustinTV. No vídeo ao vivo estavam excelentes artistas, músicos e compositores de bom nível, até que resolveram "filosofar". Debatiam se a chegada do homem a lua havia sido uma farsa montada pelos americanos. Diziam que as câmeras não suportariam uma viagem espacial, que foi tudo montado em estúdio e outras teorias da conspiração, sem nunca provarem nada do que falavam.
Artistas são formadores de opinião. Seus fãns os copiam em tudo, servem de exemplo e não devem falar baboseiras não fundamentadas, ou fundamentadas em achismos, sobre assuntos que não dominam. Para a minoria culta, eles estão pagando mico, mas e a grande massa que não conhece a história, a ciência e aprendem com seus ídolos uma deturpação?
Portanto acredito que a melhor política pública é "cada um no seu quadrado". Em público, músicos fazem música, atores atuam, comediantes fazem piadas, pastores pregam e cientistas fazem ciência. Isso não impede que um cientista seja um bom músico ou que um músico entenda de ciência. Mas que saibam o que estão fazendo em público e deixem a "filosofia" para o boteco ou ainda para o aconchego de seus lares. Ou então aceitem humildemente as críticas que virão!
O twitter, essa nova febre da internet é uma selva! Tem de tudo para quem quer aparecer em uma mídia (internet) e quem sabe, repercutir em outras.
E para isso os anônimos de plantão não poupam esforços: criam perfis falsos de celebridades como a @tamborideguy ou o @leandrohassum e acham que falam por elas. Ou então usam seus perfis verdadeiros para "alfinetarem" os "famosos" que encontram, na esperança de ganharem um RT e aumentarem a sua "platéia" em mais alguns seguidores.
Mas nada disso suplanta os "artistas" do twitter. Estes aqui mostram sua verdadeira face. Alguns altamente egóicos e preconceituosos e outros nem tanto. Uma amiga comentou uma vez de como era esquisito se deparar com algumas opiniões de pessoas que admiramos artísticamente e ver que, apesar de virtuoso em seu ofício, o cara é um completo imbecil. Claro que existem aqueles que nos surpreendem por serem ainda mais legais pessoalmente, como o bacana @leojaime. Mas mantenho um pé atrás principalmente para aqueles artistas que gostam de opinar sobre assuntos variados. Eu sou da política de que se eu entendo de algo, e sou bom nisso, eu falo/faço o que eu sei, caso o contrário eu escuto de quem sabe, aprendo e daí opino...
Aceitei o convite de um desses artistas que faria um "sarau" no JustinTV. No vídeo ao vivo estavam excelentes artistas, músicos e compositores de bom nível, até que resolveram "filosofar". Debatiam se a chegada do homem a lua havia sido uma farsa montada pelos americanos. Diziam que as câmeras não suportariam uma viagem espacial, que foi tudo montado em estúdio e outras teorias da conspiração, sem nunca provarem nada do que falavam.
Artistas são formadores de opinião. Seus fãns os copiam em tudo, servem de exemplo e não devem falar baboseiras não fundamentadas, ou fundamentadas em achismos, sobre assuntos que não dominam. Para a minoria culta, eles estão pagando mico, mas e a grande massa que não conhece a história, a ciência e aprendem com seus ídolos uma deturpação?
Portanto acredito que a melhor política pública é "cada um no seu quadrado". Em público, músicos fazem música, atores atuam, comediantes fazem piadas, pastores pregam e cientistas fazem ciência. Isso não impede que um cientista seja um bom músico ou que um músico entenda de ciência. Mas que saibam o que estão fazendo em público e deixem a "filosofia" para o boteco ou ainda para o aconchego de seus lares. Ou então aceitem humildemente as críticas que virão!
Assinar:
Comentários (Atom)




